Pular para o conteúdo principal

É no Nome de Jesus Que Somos Aceitos

AUTOR DA PERGUNTA: 

Ariovaldo Ciarallo

QUEM PERGUNTA:

Se somos filhos de Deus, por que temos que pedir a Deus em nome de seu Filho Jesus Cristo?

Gostaria de saber por que dizem que depois do pecado de Adão e Eva, o homem foi julgado e não teria chance de se salvar , se não fosse por Jesus, atravez de seu sacrificio: como explicar os homens do Antigo Testamento que falavam com Deus sendo inclusive arrebatados?

RESPOSTA:

Temos aqui duas perguntas distintas.

a) Por que precisamos pedir em nome de Jesus, se somos filhos de Deus?  Se entendi bem, a dúvida parece ser "o filho de Deus poderia pedir em seu próprio nome?".  Temos de pedir em nome de Jesus porque só ele, Jesus, agrada a Deus.  Só ele obedeceu perfeitamente ao Pai, só ele cumpriu as exigências da Lei, só ele é o Mediador.  Tudo o que temos, devemos a ele - até a própria filiação divina. Mesmo o crente mais fiel, se tentar aproximar-se de Deus por outro meio que não por Cristo, não será aceito - pois nada há, nele, de si, que o torne digno diante de Deus.  Toda a nossa dignidade, valor e justiça nos foram imputadas através de Cristo - são dele, não nossas.
b) A segunda pergunta diz respeito à salvação dos santos do Antigo Testamento. O motivo pelo qual o sacrifício de Cristo foi necessário em face do pecado de Adão (e, consequentemente, de toda a raça humana) é claro - esse foi o caminho traçado por Deus.  Deus escolheu Cristo para ser o Mediador da Aliança, o Salvador único e suficiente . Fora de Cristo não há salvação.  Isso vale tanto para quem viveu antes como depois de Cristo. Todos as pessoas que foram ou que serão salvas, sê-lo-ão única e exclusivamente através de Cristo.  
É uma crença errônea pensar que a salvação era pela Lei ou pelas obras no Antigo Testamento, e pela graça no Novo Testamento.  Em Rm 3.20 lemos que ninguém, jamais, foi justificado por obras da Lei - pelo contrário, um dos propósitos da Lei foi justamente mostrar nossa total pecaminosidade e necessidade de um Salvador. Repare - tanto a Páscoa como a Ceia do Senhor apontam, ambas, para a mesma coisa - a obra perfeita de Cristo.  A diferença é que os israelitas, ao celebrarem a páscoa, olhavam para frente, para o futuro, para o Cordeiro de Deus que viria e tiraria o pecado do mundo - enquanto que nós, hoje, ao participarmos da Ceia, olhamos para trás, para o Calvário.

QUEM RESPONDEU:


João Armando Coelho, médico, casado, tem três filhos, é membro da Primeira Igreja Batista da Convenção em Crato, Ceará, professor das Escrituras na EBD, onde revela, pelo testemunho de seus alunos, uma capacidade dada por Deus, de despertar o amor e o zelo pela Palavra de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saulo Matou Cristãos?

O Apóstolo Paulo Apenas Perseguiu ou Também Matou Cristãos? Muitos cristãos e não cristãos têm dúvidas se Paulo, quando ainda era apenas Saulo de Tarso, chegou a matar cristãos. O que a Bíblia diz sobre isso? Descubra lendo ou ouvindo a resposta à dúvida da nossa leitora. Viviane Sonembergue pergunta: Paulo ao perseguir a Igreja de Cristo na terra, também matou ou somente consentiu? Existem alguns versículos em Atos que me deixaram com uma certa dúvida. Desejo saber se existe algum estudo mais detalhado que possa me responder essa pergunta.  RESPOSTA: Comecemos apresentando alguns versículos que abordam o tema: E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Atos 8:3 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Atos 9:1 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. Atos 7:58 E também Saulo co...

Quem Tem Promessa de Deus Não Morre! Será?

Carlos Fernandes pergunta: onde está escrito nos evangelhos (na Bíblia) que quem tem promessa de Deus não morre? Falam tantas coisas que quero ter certeza. RESPOSTA – Vamos por partes.   Antes de tudo, faz-se necessário esclarecer o que se entende por morte. A morte física é bem conhecida da humanidade desde que nossos primeiros pais pecaram. A Adão e Eva Deus prometera que se pecassem, morreriam. A Bíblia define a morte física como a separação entre corpo e espírito (veja, por exemplo, Tiago 2.26). Desde que nossos primeiros pais pecaram, toda a humanidade se tornou por natureza pecadora e mortal. A morte física tornou-se experiência geral e normal para a humanidade. A morte espiritual é a separação eterna entre o homem e Deus. Ela também decorre do pecado, e é, portanto, experiência e condição universal em toda a humanidade. Todos os que morrem sem Cristo são condenados ao inferno eterno. Temos a tendência de pensar na morte eterna como um fato futuro, ma...

Canas Quebradas - Vidas Carentes de Deus

Autor da Pergunta: valdemar martins Valdemar Martins Pergunta: O que quer dizer cana quebrada? O Borrâo que fumega? Mateus 12.20 "Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo." Resposta: Uma das maneiras de que dispomos para dirimir dúvidas bíblicas é mui simples: ler o mesmo texto noutras traduções (fidedignas). Digo fidedignas porquanto traduções há que não merecem o nome de "traduções" - é o caso da "tradução" das "Testemunhas de Jeová" que não é nem nunca foi tradução, apenas um esforço específico, proposital e maligno de deturpar o claro ensino das Escrituras para que se encaixe nas heresias daquele grupo herético. Outro bom ponto de partida é analisar com cuidado o contexto, isto é, o texto bíblico antes e depois do texto em questão. Isto posto, analisemos o texto em questão nalgumas versões:...