Pular para o conteúdo principal

Canas Quebradas - Vidas Carentes de Deus

Autor da Pergunta: valdemar martins

Valdemar Martins





Pergunta: O que quer dizer cana quebrada? O Borrâo que fumega?

Mateus 12.20

"Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo."

Resposta:

Uma das maneiras de que dispomos para dirimir dúvidas bíblicas é mui simples: ler o mesmo texto noutras traduções (fidedignas). Digo fidedignas porquanto traduções há que não merecem o nome de "traduções" - é o caso da "tradução" das "Testemunhas de Jeová" que não é nem nunca foi tradução, apenas um esforço específico, proposital e maligno de deturpar o claro ensino das Escrituras para que se encaixe nas heresias daquele grupo herético. Outro bom ponto de partida é analisar com cuidado o contexto, isto é, o texto bíblico antes e depois do texto em questão.

Isto posto, analisemos o texto em questão nalgumas versões:...


NTLH - "Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca".
NVI - "Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante".
BJ - "Ele não quebrará o caniço rachado nem apagará a mecha que ainda fumega"
Figueiredo - (ortografia atualizada) - "Não quebrará a cana que está deprimida, nem apagará a torcida que fumega"

O contexto nos mostra que Jesus proibia as pessoas de divulgarem o que ele fazia, de o exporem à publicidade - o evangelista Mateus cita, então, o texto de Isaías 42.1 a 4 para mostrar que essa atitude era um cumprimento da palavra profética. Por que Jesus não desejava publicidade naquela ocasião de seu ministério? Lembre-se que, na Grande Comissão, Jesus ordenou precisamente o oposto - que seus povo divulgasse seus feitos por todo o mundo. A questão era a hora certa, o tempo determinado de Deus, que ainda não havia chegado. Qualquer divulgação precoce do seu ministério trar-lhe-ia muitas dificuldades, pois os judeus tinham uma ideia errada sobre o Messias e seu Reino. Nalgumas ocasiões, aconteceu mesmo de desejarem proclamá-lo rei dentro do entendimento deles - um reino terrestre, material, onde eles (judeus) venceriam seus inimigos e veriam restaurada a glória dos tempos dos reis Salomão e Davi.
Com respeito às palavras específicas sobre a torcida que fumega e a cana rachada, é claro que eram para mostrar o caráter de "Cordeiro de Deus" da primeira vinda de Cristo ao mundo - seu amor, sua mansidão - em contraste com a segunda vinda, quando ele virá para reinar, como o Leão da Tribo de Judá, em poder e glória.

Para deixar mais claras essas palavras, cito aqui uma tradução na linguagem de hoje do Novo Testamento, feita em Portugal em 1981 ("O Livro", Publicações Europa-América Ltda - tradução de João Aníbal Pinheiro):
"Não esmaga o fraco, nem apagará a mais pequena esperança; com a sua vitória final, acabará com todos os conflitos, e o seu Nome será a esperança do mundo inteiro."

Quem Respondeu:

João Armando Coelho, médico, casado, tem três filhos, é membro da Primeira Igreja Batista da Convenção em Crato, Ceará, professor das Escrituras na EBD, onde revela, pelo testemunho de seus alunos, uma capacidade dada por Deus, de despertar o amor e o zelo pela Palavra de Deus.

Comentários

  1. Deus perdoou Paulo, mas lhes pergunto, as pessoas q foram mortas ou presas por Paulo, será q as perdoam? Será que não questionam a Paulo, pq vc me matou? Esse não era seu direito, assassinato é algo sem perdão, e eu não o perdoaria, pois eu não sou capaz de cometer tal crime

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado!Não deixe de voltar para acompanhar as respostas e novas postagens.

Postagens mais visitadas deste blog

Saulo Matou Cristãos?

O Apóstolo Paulo Apenas Perseguiu ou Também Matou Cristãos? Muitos cristãos e não cristãos têm dúvidas se Paulo, quando ainda era apenas Saulo de Tarso, chegou a matar cristãos. O que a Bíblia diz sobre isso? Descubra lendo ou ouvindo a resposta à dúvida da nossa leitora. Viviane Sonembergue pergunta: Paulo ao perseguir a Igreja de Cristo na terra, também matou ou somente consentiu? Existem alguns versículos em Atos que me deixaram com uma certa dúvida. Desejo saber se existe algum estudo mais detalhado que possa me responder essa pergunta.  RESPOSTA: Comecemos apresentando alguns versículos que abordam o tema: E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Atos 8:3 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Atos 9:1 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. Atos 7:58 E também Saulo co...

Quem Tem Promessa de Deus Não Morre! Será?

Carlos Fernandes pergunta: onde está escrito nos evangelhos (na Bíblia) que quem tem promessa de Deus não morre? Falam tantas coisas que quero ter certeza. RESPOSTA – Vamos por partes.   Antes de tudo, faz-se necessário esclarecer o que se entende por morte. A morte física é bem conhecida da humanidade desde que nossos primeiros pais pecaram. A Adão e Eva Deus prometera que se pecassem, morreriam. A Bíblia define a morte física como a separação entre corpo e espírito (veja, por exemplo, Tiago 2.26). Desde que nossos primeiros pais pecaram, toda a humanidade se tornou por natureza pecadora e mortal. A morte física tornou-se experiência geral e normal para a humanidade. A morte espiritual é a separação eterna entre o homem e Deus. Ela também decorre do pecado, e é, portanto, experiência e condição universal em toda a humanidade. Todos os que morrem sem Cristo são condenados ao inferno eterno. Temos a tendência de pensar na morte eterna como um fato futuro, ma...