A Mulher Samaritana Era Meretriz?
Jesus expôs a situação amorosa da mulher samaritana. Teria ela tido um passado sem compromisso com diversos homens, inclusive com o atual, ou ela chegara a casar com todos eles? Acompanhe na resposta do professor João Armando Coelho.
Daniela Maria pergunta:
Por que a mulher teve cinco maridos e o sexto também não era dela? Ela foi amasiada com todos? A meu ver a mulher samaritana, de João 4:16-18, não oficializou nenhum matrimônio; era amasiada com todos. É isso?
RESPOSTA:
Comecemos apresentando alguns versículos que abordam o tema:
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; 18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Resposta:
A palavra grega usada para marido tanto pode ser traduzida como "marido", como "homem". A Bíblia não nos dá todos os detalhes do caso em questão - como sempre. Em sua sabedoria infinita, o Espírito Santo inspirou o apóstolo João a registrar tudo o que era necessário para a nossa edificação.
O contexto deixa claro que o homem com o qual a mulher samaritana vivia maritalmente na ocasião não era... seu marido legítimo. O próprio Jesus o disse. Quanto aos cinco anteriores, não podemos saber com certeza - se foram cinco relacionamentos ilegítimos, se um ou mais foi legítimo e acabou em divórcio ou em viuvez, e se os demais foram legítimos ou não.
O que importa é que ela estava em relacionamento ilegítimo naquela ocasião, e que Jesus usou esse conhecimento para lhe revelar sua pecaminosidade, para revelar sua onisciência como Deus encarnado, e para lhe mostrar, também, que não seria em relacionamentos humanos que aquela mulher, ou quem quer que seja, encontraria a real felicidade, o pleno sentido da vida - antes, seria em se tornando uma verdadeira adoradora de Deus.
Quem Respondeu:

João Armando Coelho, médico, casado, tem três filhos, é membro da Primeira Igreja Batista da Convenção em Crato, Ceará, professor das Escrituras na EBD, onde revela, pelo testemunho de seus alunos, uma capacidade dada por Deus, de despertar o amor e o zelo pela Palavra de Deus.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado!Não deixe de voltar para acompanhar as respostas e novas postagens.