Pular para o conteúdo principal

Fidelidade Conjugal da Mulher Samaritana

A Mulher Samaritana Era Meretriz?




























Jesus expôs a situação amorosa da mulher samaritana. Teria ela tido um passado sem compromisso com diversos homens, inclusive com o atual, ou ela chegara a casar com todos eles? Acompanhe na resposta do professor João Armando Coelho.

Daniela Maria pergunta:

Por que a mulher teve cinco maridos e o sexto também não era dela? Ela foi amasiada com todos? A meu ver a mulher samaritana, de João 4:16-18, não oficializou nenhum matrimônio; era amasiada com todos. É isso?

RESPOSTA:

Comecemos apresentando alguns versículos que abordam o tema:


16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; 18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.

Resposta:

A palavra grega usada para marido tanto pode ser traduzida como "marido", como "homem". A Bíblia não nos dá todos os detalhes do caso em questão - como sempre. Em sua sabedoria infinita, o Espírito Santo inspirou o apóstolo João a registrar tudo o que era necessário para a nossa edificação.

O contexto deixa claro que o homem com o qual a mulher samaritana vivia maritalmente na ocasião não era... seu marido legítimo. O próprio Jesus o disse. Quanto aos cinco anteriores, não podemos saber com certeza - se foram cinco relacionamentos ilegítimos, se um ou mais foi legítimo e acabou em divórcio ou em viuvez, e se os demais foram legítimos ou não. 

O que importa é que ela estava em relacionamento ilegítimo naquela ocasião, e que Jesus usou esse conhecimento para lhe revelar sua pecaminosidade, para revelar sua onisciência como Deus encarnado, e para lhe mostrar, também, que não seria em relacionamentos humanos que aquela mulher, ou quem quer que seja, encontraria a real felicidade, o pleno sentido da vida - antes, seria em se tornando uma verdadeira adoradora de Deus.


Quem Respondeu:

João Armando Coelho, médico, casado, tem três filhos, é membro da Primeira Igreja Batista da Convenção em Crato, Ceará, professor das Escrituras na EBD, onde revela, pelo testemunho de seus alunos, uma capacidade dada por Deus, de despertar o amor e o zelo pela Palavra de Deus.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saulo Matou Cristãos?

O Apóstolo Paulo Apenas Perseguiu ou Também Matou Cristãos? Muitos cristãos e não cristãos têm dúvidas se Paulo, quando ainda era apenas Saulo de Tarso, chegou a matar cristãos. O que a Bíblia diz sobre isso? Descubra lendo ou ouvindo a resposta à dúvida da nossa leitora. Viviane Sonembergue pergunta: Paulo ao perseguir a Igreja de Cristo na terra, também matou ou somente consentiu? Existem alguns versículos em Atos que me deixaram com uma certa dúvida. Desejo saber se existe algum estudo mais detalhado que possa me responder essa pergunta.  RESPOSTA: Comecemos apresentando alguns versículos que abordam o tema: E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Atos 8:3 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Atos 9:1 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. Atos 7:58 E também Saulo co...

Quem Tem Promessa de Deus Não Morre! Será?

Carlos Fernandes pergunta: onde está escrito nos evangelhos (na Bíblia) que quem tem promessa de Deus não morre? Falam tantas coisas que quero ter certeza. RESPOSTA – Vamos por partes.   Antes de tudo, faz-se necessário esclarecer o que se entende por morte. A morte física é bem conhecida da humanidade desde que nossos primeiros pais pecaram. A Adão e Eva Deus prometera que se pecassem, morreriam. A Bíblia define a morte física como a separação entre corpo e espírito (veja, por exemplo, Tiago 2.26). Desde que nossos primeiros pais pecaram, toda a humanidade se tornou por natureza pecadora e mortal. A morte física tornou-se experiência geral e normal para a humanidade. A morte espiritual é a separação eterna entre o homem e Deus. Ela também decorre do pecado, e é, portanto, experiência e condição universal em toda a humanidade. Todos os que morrem sem Cristo são condenados ao inferno eterno. Temos a tendência de pensar na morte eterna como um fato futuro, ma...

Canas Quebradas - Vidas Carentes de Deus

Autor da Pergunta: valdemar martins Valdemar Martins Pergunta: O que quer dizer cana quebrada? O Borrâo que fumega? Mateus 12.20 "Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo." Resposta: Uma das maneiras de que dispomos para dirimir dúvidas bíblicas é mui simples: ler o mesmo texto noutras traduções (fidedignas). Digo fidedignas porquanto traduções há que não merecem o nome de "traduções" - é o caso da "tradução" das "Testemunhas de Jeová" que não é nem nunca foi tradução, apenas um esforço específico, proposital e maligno de deturpar o claro ensino das Escrituras para que se encaixe nas heresias daquele grupo herético. Outro bom ponto de partida é analisar com cuidado o contexto, isto é, o texto bíblico antes e depois do texto em questão. Isto posto, analisemos o texto em questão nalgumas versões:...