
Pergunta: "Com quem o apostolo paulo trocou palavra áspera por não ficar na panfilia?"
Resposta:
Mywlle, o livro de Atos dos Apóstolos registra uma situação de conflito ocorrida durante a primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé. O texto diz:
"E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém." (At 13.13)
Neste versículo não há esclarecimentos sobre o que de fato aconteceu. Na verdade, nem mesmo deixa claro ter havido algum aborrecimento ou palavra áspera. No entanto, por outros textos concluimos algumas outras informações sobre este epsódio:
1. Este João mencionado aqui era João Marcos, sobrinho de Barnabé:
"E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam." (At 12.12)
"E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos." (At 12.25)
"Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;" (Cl 4.10)
2. Algum conflito de fato ocorreu, senão entre Paulo e Marcos, mas entre Marcos e as próprias condições da viagem:
A desistência de Marcos foi motivo de divergência entre Paulo e Barnabé antes de iniciar sua segunda viagem missionária; a tal ponto que...
os dois se separaram como parceiros de viagem.
"E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus." (At 15.36-40)
3. Esta situação foi superada tanto por Paulo como por Barnabé e o próprio Marcos:
A Bíblia registra outros textos onde a afeição de Paulo por Marcos e o investimento ministérial em sua vida já haviam retornado.
Colossenses 4:10
Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;
2 Timóteo 4:11
Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
Filemom 1:24
Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.
Quem Respondeu:

Reginaldo tem 35 anos, é cristão há 18 anos, casado, tem uma filha, é membro da Assembléia de Deus em São Luis. Há 13 anos serve a Deus como missionário no Ceará, ligado a uma agência missionária interdenominacional.
Trabalha no ministério de treinamento de líderes plantadores de igrejas.
Mais informações sobre João Marcos
Comentários
Postar um comentário
Obrigado!Não deixe de voltar para acompanhar as respostas e novas postagens.