quarta-feira, 10 de julho de 2013

Saulo Matou Cristãos?



Viviane Sonembergue pergunta:

Paulo ao perseguir a Igreja de Cristo na terra, também matou ou somente consentiu?


Existem alguns versículos em Atos que me deixaram com uma certa dúvida. Desejo saber se existe algum estudo mais detalhado que possa me responder essa pergunta. 


 
RESPOSTA:

Comecemos apresentando alguns versículos que abordam o tema:

E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Atos 8:3

E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Atos 9:1

E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. Atos 7:58

E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. Atos 8:1

Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. 1 Coríntios 15:9

Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses 3:6

E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui. Atos 26:11

Mesmo não havendo nenhum versículo no N.T. que afirme claramente que Saulo tirou a vida de algum cristão com as próprias mãos, todos os que tratam do assunto demonstram que a perseguição que fez à Igreja era violenta. 

Vejamos:
  • Consentia na morte dos crentes;
  • Obrigava-os a blasfemar contra Cristo;
  • Castigava-os;
  • Colocava-os na prisão;
  • Invadia as igrejas que estavam nas casas.

                Ainda há outras expressões que elucidam que as intenções de Saulo era exterminar os cristãos em nome de Deus, julgando está prestando um serviço verdadeiro a Ele (Jesus profetizou isso: "Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus." João 16:2):

  • Respirava ameaças e mortes;
  • Afirmou está empenhado nisso com grande zelo;
  • Estava enfurecido contra eles.

                A autoridade de Saulo para fazer tudo isso estava dentro da lei da época. Ele era um membro do Sinédrio , e deste, tinha carta de permissão para agir como estava agindo. É claro que este é um exemplo claro de justiça humana contrária à Lei de Deus. É bom lembrar que membros do Sinédrio não podiam tirar a vida de outra pessoa. Mesmo assim, Saulo era responsável por todas as mortes e outros sofrimentos causados aos cristãos por determinação de sua ordem.

 Segundo o comentarista bíblico aposentado Bob Utley, é provável que Saulo tenha ficado impressionado com o discurso de Estevão, e desde a ocasião do seu martírio, se viu lutando contra os cristãos por está lutando contra suas próprias dúvidas. Utley também comenta a violência de Saulo:

                “trazendo para fora homens e mulheres” esse é um VERBO que é usado para Satanás varrendo um terço das estrelas do céu em Apocalipse 12:4. É usado diversas vezes em Atos (cf. 8:3; 14:19; 17:6). Saulo era cruel em sua perseguição (cf. 26:10). Isso é evidenciado pela frase “tanto homens quanto mulheres”. Ele apartou famílias de crentes sinceros, tendo aprisionado alguns e até mesmo matado outros. É por isso que mais tarde ele chama a si mesmo de “o menor dentre os santos” (cf. 9:1,13,21; 22:4,19; 26:10,11; I Cor. 15:9; Gal. 1:13;23; I Tim. 1:13). (UTLEY, Bob - Você Pode Entender a Bíblia – Lucas, o Historiador, p. 121, Lições Bíblicas Internacionais).
               
Depois de sua conversão Saulo, agora chamado Paulo, traria sempre à memória este grande pecado que marcou sua vida. Ele considerava a atitude de Cristo em perdoá-lo um dos maiores exemplos da graça de Deus disponível ao pecador.

"E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;
           A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
            E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
         Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
"

                Podemos avaliar a perseguição de Saulo aos servos de Cristo por pelo menos quatro ângulos diferentes:

1.   Do ponto de vista dos cristãos ele era um assassino cruel e perigoso. A pessoa-chave naquele momento particular de morte e dor do povo de Deus; 

2.    Do ponto de vista dos religiosos ele era símbolo da força do judaísmo. O representante ideal dos Fariseus na contínua luta que começou contra Cristo e agora se estendia a seus discípulos; 

3.    Do ponto de vista do próprio Saulo ele era um instrumento de Deus. Cria que deveria defender os princípios da Lei de Moisés contra uma “heresia” ameaçadora;  

4.Do ponto de vista de Deus ele perseguia ao próprio Cristo, mas estava escolhido desde o ventre de sua mãe para ser um Apóstolo aos gentios.

              Por fim, o que podemos tirar de grande lição da experiência de Paulo é exatamente o que ele mesmo aprendeu sobre Cristo. Jesus Cristo é gracioso, e veio buscar até o mais terrível pecador quando este se mostra arrependido aos pés do  Cordeiro.

QUEM RESPONDEU:

Missionário: Reginaldo Alves dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Não deixe de voltar para acompanhar as respostas e novas postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.