sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Senhor Jesus Sabe o Dia da Sua Vinda?



 






















Quem Pergunta: Ubiratan Borges

Pergunta: O Senhor Jesus Sabe o Dia de Sua Vinda?

Comentário Adicional: Gostaria de saber se Jesus sabe o dia de sua vinda.

RESPOSTA:

A pergunta baseia-se em Mc 13.32 e Mt 24. 36 (Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai). Os chamados "testemunhas de Jeová" (cá para nós, de Jeová não testemunham de modo algum, pelo contrário...) - gostam de citar esse texto para "provar" que Jesus não seria onisciente, portanto não seria Deus.

A Bíblia ensina claramente que Jesus tinha duas naturezas - humana e divina.  Ele era 100% Deus e 100% homem - a natureza humana não se misturou ou fundiu com a divina - e ele não era meio homem e meio Deus - mas 100% homem e 100% Deus.  Ao encarnar, o Verbo somou à sua natureza divina a natureza humana.  Entender isso explica muitas dificuldades, talvez também a que foi colocada na pergunta.  Como homem, ele era limitado pelo tempo e espaço, não sabia de tudo, submetia-se aos pais, cansava-se, alimentava-se, morreu.  Também como homem, ele se submetia ao Pai e dizia que o Pai era maior do que ele.  Como Deus, obviamente, ele era e é onisciente e sabia qual seria o dia e hora da segunda vinda.  É óbvio que quem vai voltar é Jesus homem, que é o mediador.  Jesus Deus, o Verbo eterno, como Deus, é onisciente, imutável, onipresente.  Não há como se falar em "volta" de Alguém que sempre esteve aqui e em toda parte.

É difícil para a nossa mente limitada entender Deus, mas aquilo que nos foi revelado está ao nosso alcance.  Acredito que entender as duas naturezas de Cristo ajudará a dirimir a dúvida.