quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Canas Quebradas - Vidas Carentes de Deus

Autor da Pergunta: valdemar martins

Valdemar Martins





Pergunta: O que quer dizer cana quebrada? O Borrâo que fumega?

Mateus 12.20

"Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo."

Resposta:

Uma das maneiras de que dispomos para dirimir dúvidas bíblicas é mui simples: ler o mesmo texto noutras traduções (fidedignas). Digo fidedignas porquanto traduções há que não merecem o nome de "traduções" - é o caso da "tradução" das "Testemunhas de Jeová" que não é nem nunca foi tradução, apenas um esforço específico, proposital e maligno de deturpar o claro ensino das Escrituras para que se encaixe nas heresias daquele grupo herético. Outro bom ponto de partida é analisar com cuidado o contexto, isto é, o texto bíblico antes e depois do texto em questão.

Isto posto, analisemos o texto em questão nalgumas versões:...


NTLH - "Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca".
NVI - "Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante".
BJ - "Ele não quebrará o caniço rachado nem apagará a mecha que ainda fumega"
Figueiredo - (ortografia atualizada) - "Não quebrará a cana que está deprimida, nem apagará a torcida que fumega"

O contexto nos mostra que Jesus proibia as pessoas de divulgarem o que ele fazia, de o exporem à publicidade - o evangelista Mateus cita, então, o texto de Isaías 42.1 a 4 para mostrar que essa atitude era um cumprimento da palavra profética. Por que Jesus não desejava publicidade naquela ocasião de seu ministério? Lembre-se que, na Grande Comissão, Jesus ordenou precisamente o oposto - que seus povo divulgasse seus feitos por todo o mundo. A questão era a hora certa, o tempo determinado de Deus, que ainda não havia chegado. Qualquer divulgação precoce do seu ministério trar-lhe-ia muitas dificuldades, pois os judeus tinham uma ideia errada sobre o Messias e seu Reino. Nalgumas ocasiões, aconteceu mesmo de desejarem proclamá-lo rei dentro do entendimento deles - um reino terrestre, material, onde eles (judeus) venceriam seus inimigos e veriam restaurada a glória dos tempos dos reis Salomão e Davi.
Com respeito às palavras específicas sobre a torcida que fumega e a cana rachada, é claro que eram para mostrar o caráter de "Cordeiro de Deus" da primeira vinda de Cristo ao mundo - seu amor, sua mansidão - em contraste com a segunda vinda, quando ele virá para reinar, como o Leão da Tribo de Judá, em poder e glória.

Para deixar mais claras essas palavras, cito aqui uma tradução na linguagem de hoje do Novo Testamento, feita em Portugal em 1981 ("O Livro", Publicações Europa-América Ltda - tradução de João Aníbal Pinheiro):
"Não esmaga o fraco, nem apagará a mais pequena esperança; com a sua vitória final, acabará com todos os conflitos, e o seu Nome será a esperança do mundo inteiro."

Quem Respondeu:

João Armando Coelho, médico, casado, tem três filhos, é membro da Primeira Igreja Batista da Convenção em Crato, Ceará, professor das Escrituras na EBD, onde revela, pelo testemunho de seus alunos, uma capacidade dada por Deus, de despertar o amor e o zelo pela Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!Não deixe de voltar para acompanhar as respostas e novas postagens.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.